DESCOBRINDO SÃO PAULO
Irmão Sol, Irmã Lua
À programar- envie seu contato no formulário abaixo e você será informado | 12h às 15h
“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras”.
São Francisco de Assis
Muitos ouvem falar em Largo de São Francisco. Possuem como referência a Faculdade de Direito que ali se fixou ao longo da história e que fora palco de inúmeros movimentos, principalmente contra o Regina Militar, no século passado. Mas o famoso Largo apenas tem esse nome graças a uma história iniciada muitos anos antes, cheia de percalços, mas também de vitórias, todas movidas pela fé.
Saiba como a ordem fundada por S. Francisco em Assis, na Itália Central, em 1210, nunca mais parou de influenciar a formação da cultura brasileira.
Conheça a a riqueza da história do Largo da São Francisco e de personalidades inesquecíveis como Frei Galvão, Castro Alves, Rui Barbosa e Monteiro Lobato.
O ROTEIRO INCLUI
- Visita Guiada por professores psico-sócio-terapeutas nos idiomas inglês, espanhol e português;
- Lanche da Tarde no Salão do Convento fornecido pela Cantina Arte Café;
- Sorteio de Brinde Surpresa;
- Certificado de participação emitido pela Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco;
- Apostila do passeio “Descobrindo São Paulo” com base no livro História Secreta do Brasil de Claudia B. S. Pacheco
PROGRAMAÇÃO
11h30
Ponto de encontro na catraca do metrô Sé
12h-15h
Visita ao Convento e Santuário de São Francisco e Faculdade de Direito
13h
Lanche da tarde no Salão do Convento fornecido pela cantina “Arte Café”
Foi em 18 de dezembro de 1639 que sete frades franciscanos deixaram o Rio de Janeiro rumo a São Paulo. Inicialmente, os freis ficaram instalados onde hoje é a Praça do Patriarca, no final do Viaduto do Chá.
A Igreja São Francisco começou a ser construída em 1642 e inaugurada em 1647, foi feita em taipa de pilão e suas paredes tem 1,5 metros de espessura. É o conjunto de arquitetura barroca considerado o principal da cidade de São Paulo.
A partir de 1828, as instalações do convento foram ocupadas pela Faculdade de Direito de São Paulo, possuindo uma biblioteca aberta a todos os públicos contendo cerca de 300 mil títulos.