DESCOBRINDO SÃO PAULO
A Construção do 5º Império
Preencha o formulário de interesse abaixo
“Depois de tudo criado por conto, peso e medida, disse Deus: “Seja formado o homem, como treslado de nossa imagem subida”.
Padre José de Anchieta
Os primeiros franciscanos e jesuítas tentaram realizar no Novo Mundo o sonho do 5º Império, o sonho de ver toda a Terra um templo, o templo do Espírito Santo – onde reina a justiça no exterior e a paz no interior.
José de Anchieta chegou à Bahia no dia 13 de julho de 1553, com a idade de 19 anos, iniciando um trabalho fecundo como missionário jesuíta, percorrendo grande extensão do território nacional ao lado do padre Manoel da Nóbrega.
Neste passeio você irá apreciar a riqueza histórica e natural da região da Baixada Santista e fazer uma viagem tempo ao relembrar momentos históricos de intensa brasilidade.
O ROTEIRO INCLUI
- Visita guiada por professores psico-sócio-terapeutas nos idiomas inglês e português;
- Transporte em van executiva com ar condicionado (São Paulo/São Vicente/Santos/São Paulo);
- Hospedagem no Hotel Chácara do Mosteiro de sábado para domingo;
- Ingressos para Museus;
- Ingresso para Passeio em Monte Serrat;
- Certificado de participação emitido pela Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco;
- Apostila do passeio “Descobrindo São Paulo”;
- Sorteio de brinde surpresa
PROGRAMAÇÃO
14h00
Saída: Ponto do encontro na unidade Rebouças do Instituto de Línguas Millennium localizado na Avenida Rebouças, 3887.
Você sabia que São Vicente, além de ser a primeira cidade brasileira, é considerada o berço da democracia americana? Foi lá que se instalou a primeira Câmara Municipal das Américas e em 22 de agosto de 1532 onde foram realizadas as primeiras eleições do continente americano.
Pontos turísticos:
Casa Martim Afonso
A Casa Martim Afonso era uma fortaleza toda de pedra, onde o fundador Martim Afonso morou por um ano (1532/1533) deixando-a para os capitães que o sucederam.
Biquinha
Com história desde 1553, a Biquinha de Anchieta foi uma das principais fontes de água da população de São Vicente durante séculos. Seus belos azulejos azuis – trabalhados a mão são relíquias históricas. Lá, o padre jesuíta bebia água e catequizava índios.
Parque Cultural Vila de São Vicente
O local reproduz a arquitetura, usos e costumes da Primeira Cidade Brasileira, colonizada por portugueses. No parque, os visitantes podem conhecer o cotidiano colonial do século XVI, em diversos espaços culturais que homenageiam importantes personagens da história vicentina e brasileira na região.
15 de Julho, Domingo: Pontos turísticos
Monte Serrat
Idealizado por imigrantes espanhóis, o sistema de bonde começou a ser construído em 1910, mas a Primeira Guerra Mundial comprometeu as importações e o projeto só foi concluído em junho 1927. Nessa época, os bondinhos eram fechados por cortinas para preservar a identidade da boemia santista, que terminava a noite no Monte Serrat, assistindo a shows com artistas de renome, como Carmen Miranda, Francisco Alves e Sílvio Caldas. Com materiais nobres, como mármore de Carrara, vitrais belgas, cortinas e tapetes franceses, prataria e cristais da Europa, a casa noturna era conhecida até no exterior e servia como ponto de referência para os turistas.
Bolsa de Café ou o Palácio da Bolsa Oficial do Café
De uma pequena repartição a um palácio, a história da nova sede da Bolsa Oficial de Café traduz arquitetonicamente a construção simbólica do espaço a ser ocupado pelo café no Brasil e no exterior. Após um restauro realizada em 1998, o palácio foi reinaugurado como o Museu do Café.
A construção do Palácio, de estilo eclético, é considerada a mais importante obra do período, tendo sido a primeira edificação do estilo a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2009.
Palácio Saturnino de Brito
Construído no final do século XIX e submetido a duas ampliações (1919 e 1937), o edificio-sede da Sabesp na Baixada Santista abriga, em seus 1.050m², além da Superintendência da Unidade de Negócio, o Museu Saturnino de Brito.
O imóvel de arquitetura Art déco tem o aspecto atual desde 28 de agosto de1937, quando foram inauguradas as obras de ampliação do sobrado que, em 1919, já tivera duplicara sua área construída.
15h00
Retorno para São Paulo