DESCOBRINDO SÃO PAULO

A Construção do 5º Império

Santos e São Vicente - SP
16 e 17 de junho de 2018

“Depois de tudo criado por conto, peso e medida, disse Deus: “Seja formado o homem, como treslado de nossa imagem subida”.
Padre José de Anchieta

Os primeiros franciscanos e jesuítas tentaram realizar no Novo Mundo o sonho do 5º Império, o sonho de ver toda a Terra um templo, o templo do Espírito Santo – onde reina a justiça no exterior e a paz no interior.

José de Anchieta chegou à Bahia no dia 13 de julho de 1553, com a idade de 19 anos, iniciando um trabalho fecundo como missionário jesuíta, percorrendo grande extensão do território nacional ao lado do padre Manoel da Nóbrega.

Neste passeio você irá apreciar a riqueza histórica e natural da região da Baixada Santista e fazer uma viagem tempo ao relembrar momentos históricos de intensa brasilidade.

O ROTEIRO INCLUI

  •  Visita guiada por professores psico-sócio-terapeutas nos idiomas inglês e português;
  • Transporte em van executiva com ar condicionado (São Paulo/São Vicente/Santos/São Paulo);
  • Hospedagem no Hotel Chácara do Mosteiro  de sábado para domingo;
  • Ingressos para Museus;
  • Ingresso para Passeio em Monte Serrat;
  •  Certificado de participação emitido pela Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco;
  • Apostila do passeio “Descobrindo São Paulo”;
  • Sorteio de brinde surpresa

PROGRAMAÇÃO

14h00
Saída: Ponto do encontro na unidade Rebouças do Instituto de  Línguas Millennium localizado na Avenida Rebouças, 3887.

Você sabia que São Vicente, além de ser a primeira cidade brasileira, é considerada o berço da democracia americana? Foi lá que se instalou a primeira Câmara Municipal das Américas e em 22 de agosto de 1532 onde foram realizadas as primeiras eleições do continente americano.

Pontos turísticos:

Casa Martim Afonso
A Casa Martim Afonso era uma fortaleza toda de pedra, onde o fundador Martim Afonso morou por um ano (1532/1533) deixando-a para os capitães que o sucederam.

Biquinha
Com história desde 1553, a Biquinha de Anchieta foi uma das principais fontes de água da população de São Vicente durante séculos. Seus belos azulejos azuis – trabalhados a mão são relíquias históricas. Lá, o padre jesuíta bebia água e catequizava índios.

Parque Cultural Vila de São Vicente
O local reproduz a arquitetura, usos e costumes da Primeira Cidade Brasileira, colonizada por portugueses. No parque, os visitantes podem conhecer o cotidiano colonial do século XVI, em diversos espaços culturais que homenageiam importantes personagens da história vicentina e brasileira na região.

17 de Junho, Domingo: Pontos turísticos

Monte Serrat
Idealizado por imigrantes espanhóis, o sistema de bonde começou a ser construído em 1910, mas a Primeira Guerra Mundial comprometeu as importações e o projeto só foi concluído em junho 1927. Nessa época, os bondinhos eram fechados por cortinas para preservar a identidade da boemia santista, que terminava a noite no Monte Serrat, assistindo a shows com artistas de renome, como Carmen Miranda, Francisco Alves e Sílvio Caldas. Com materiais nobres, como mármore de Carrara, vitrais belgas, cortinas e tapetes franceses, prataria e cristais da Europa, a casa noturna era conhecida até no exterior e servia como ponto de referência para os turistas.

Bolsa de Café ou o Palácio da Bolsa Oficial do Café
De uma pequena repartição a um palácio, a história da nova sede da Bolsa Oficial de Café traduz arquitetonicamente a construção simbólica do espaço a ser ocupado pelo café no Brasil e no exterior. Após um restauro realizada em 1998, o palácio foi reinaugurado como o Museu do Café.

A construção do Palácio, de estilo eclético, é considerada a mais importante obra do período, tendo sido a primeira edificação do estilo a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2009.

Palácio Saturnino de Brito
Construído no final do século XIX e submetido a duas ampliações (1919 e 1937), o edificio-sede da Sabesp na Baixada Santista abriga, em seus 1.050m², além da Superintendência da Unidade de Negócio, o Museu Saturnino de Brito.

O imóvel de arquitetura Art déco tem o aspecto atual desde 28 de agosto de1937, quando foram inauguradas as obras de ampliação do sobrado que, em 1919, já tivera duplicara sua área construída.

15h00
Retorno para São Paulo

INSCREVA-SE

R$360.00R$480.00Ver opções

NÃO PODE PARTICIPAR NESTA DATA?

Inscreva-se na lista de interesse

Caso queira participar do próximo roteiro, pedimos a gentileza de preencher os dados abaixo.